quarta-feira, 6 de maio de 2009

Em que nível você está?

Maturidade, em que nível você está? 

Nível 1

Menor grau de maturidade. Caracteriza as pessoas altamente impulsivas e que mantêm permanentemente acionado o instinto de autoproteção

Profissões relacionadas: bombeiros e seguranças.

Nível 2

Nesse patamar ainda baixo de maturidade, o profissional começa a querer dar opinião, mas o faz de maneira insegura. Quem está no nível 2 tem um profundo respeito pelo chefe e não questiona suas determinações.

Profissões relacionadas: trabalhos em que o importante é fazer, sem questionar. Atividades em que pertencer a um grupo constitui um fator de motivação. Exemplo: times de vendas.

Nível 3

É o estágio em que o profissional começa a ter capacidade crítica e passa ter o desejo de se destacar para crescer na carreira. Quem está nesse nível faz muita questão de recorrer às regras estabelecidas pela empresa, como forma de balizar as decisões. Para um profissional assim, uma gestão baseada na meritocracia é fundamental.

Profissões relacionadas: diversas áreas da engenharia, contabilidade e até o chão de fábrica. Líderes iniciantes.

Nível 4

O profissional está concentrado em crescer e ter sucesso. Reconhecimento é a meta. Perfil de quem está assumindo desafios consistentes de liderança por conseguir engajar pessoas e formular estratégias.

Profissões relacionadas: gestores à frente de uma unidade de negócios. Funciona também em carreira criativa, como a de publicitário, em que reconhecimento é muito importante.

Nível 5

É o estágio do líder em plena forma. O profissional nessa altura já tem consciência do impacto que suas decisões têm sobre outras pessoas. A questão mais importante para esse profissional é como se conhecer melhor. Só 2% das pessoas atingem esse grau de maturidade.

Profissões relacionadas: cargos de alta liderança.

Nível 6

Estágio máximo de consciência. A pessoa não se importa com ela, mas com o impacto que causa ao meio em que vive. Só 0,5% das pessoas atingem essa graduação.

Profissões relacionadas: líderes históricos, capazes de calcular o impacto que causam em sistemas inteiros.

Fonte: Revista Você/SA

Um comentário: